Sumário

As doenças alérgicas e a asma estão a aumentar em Portugal e em todo o mundo ocidental. Mais de 150 milhões de europeus apresentam estas patologias e estima-se que em 2050 metade da população europeia esteja afetada. A urbanização e as exposições ambientais deletérias a ela associadas – poluição, extremos térmicos, acesso insuficiente e desigual a espaços naturais  – parecem ser os principais responsáveis por este aumento.

O EXALAR XXI é um projeto multidisciplinar inovador que irá envolver a geografia, sistemas e tecnologias de informação geográfica, medicina, biologia, planeamento urbano e ciências ambientais, para melhor compreender a relação entre o ambiente urbano e as doenças alérgicas e asma. Altamente alinhado com os domínios prioritários e os desafios societais, este projeto tem como objetivo geral investigar o impacto da exposição à poluição do ar, espaços verdes e aquáticos, e à biodiversidade, desde a concepção até aos 10 anos de idade, no desenvolvimento de doenças alérgicas e asma na coorte de crianças da Área Metropolitana do Porto, Geração XXI.

O projeto EXALAR XXI irá basear-se em informação clínica, genética e biológica detalhada recolhida longitudinalmente numa coorte de 8748 recém-nascidos que desde o nascimento são avaliados regularmente. Para tal, irá ancorar-se em múltiplas fontes de informação geográfica que permitirão uma caraterização aprofundada das exposições ao ambiente biogeofísico (poluição, áreas verdes e aquáticas, biodiversidade) na Área Metropolitana do Porto.

A integração destas fontes de informação (clínica e ambiental) será possível visto todos os participantes estarem georreferenciados, permitindo fazer-lhes corresponder um lugar e rastrear todas as exposições ambientais a que vão sendo cumulativa e sucessivamente expostos. A natureza multidisciplinar deste projeto traduzir-se-á naturalmente em resultados multifacetados que, em última instância, irão contribuir para reduzir a carga da doença alérgica e da asma em Portugal e, possivelmente, noutros contextos. Por um lado, o EXALAR XXI irá produzir evidência cientifica de elevado impacto e qualidade. Por outro, irá dar resposta a questões reais e práticas ao gerar um conjunto de recomendações de planeamento urbano e informação única e inédita acerca dos mecanismos biológicos e epigenéticos subjacentes ao desenvolvimento destas patologias. O primeiro conjunto de informação será particularmente útil aos decisores e planeadores urbanos, o segundo será vital para os clínicos e investigadores em ciências da saúde.